Fome Insaciável: Orca Devora Sete Lontras Inteiras -Cientistas Avaliam o Caso
- Mundo Orca
- 21 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de nov. de 2023
Orca devora sete lontras marinhas e é encontrada morta deixando especialistas curiosos. Comportamento inesperado da predadora marinha desafia convenções.

Foto por: Danie Jay
Cientistas Russos ficaram perplexos ao encontrar uma orca encalhada com sete lontras inteiras em seu estômago, revelando um comportamento alimentar totalmente inesperado. A descoberta ocorreu em 2020 nas Ilhas Comandantes localizadas no Mar de Bering, extremo oriente da Rússia.
Na autópsia realizada pelos cientistas foram encontradas seis lontras marinhas inteiras dentro da cavidade estomacal e uma sétima lontra presa entre o estômago e a boca, totalizando 170 quilos. Análises adicionais revelaram ainda uma ingestão significativa de polvos e lulas, evidenciadas pelas 256 partes de bicos de cefalópodes encontradas em seu sistema digestivo. Porém o comportamento atípico não se limitou à escolha das presas, mas também ao método de ingestão tendo em vista que orcas geralmente desmembram suas presas, consumindo as partes mais nutritivas e gordurosas.
Em entrevista ao site IFLScience a cientista russa Olga Filatova, pesquisadora de cetáceos na Universidade Estadual de Moscou, afirma se tratar de uma descoberta muito incomum, pois orcas normalmente não se alimentam de lontras marinhas. A pesquisadora ainda aponta possíveis causas para este comportamento alimentar anômalo, como a possibilidade de a orca estar faminta, doente ou enfrentando condições adversas.
Apos realizarem testes de DNA na femea encalhada, os pesquisadores descobriram outra informação interessante, ela pertencia a um grupo de orcas conhecidas como “orcas de Bigg”, cujo habitat se estende do Golfo do Alasca até o litoral da Califórnia.
Apesar de este ser o primeiro registro desse hábito de predação em um animal originário daquela população, os cientistas passaram a suspeitar que a diminuição das lontras marinhas esteja relacionado com essa espécie de baleia. Em entrevista ao site Newsweek o veterinário Joseph K. Gaydos, diretor científico do SeaDoc Society da Universidade da Califórnia, sugere que as orcas desempenharam um papel no declínio das populações de lontras marinhas no Alasca.
A análise do conteúdo estomacal desta fêmea revelou não apenas um episódio peculiar, indo contra o que se acreditava sobre os hábitos alimentares das orcas, mas também evidencia a importância fundamental desses estudos para desvendar hábitos e mudanças de comportamento desses animais.
Comments